terça-feira, 24 de dezembro de 2019

PAIS E ATLETAS A JOGAR PELA ÉTICA E FAIR PLAY

No projeto do CCD Ordem "Jogas Comigo, Sentes o que Eu Sinto", submetido ao programa da Bandeira da Ética.
Inserido no Plano Nacional da Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, realizamos no passado sábado a primeira ação com o propósito da experiência e troca de funções entre  pais e atletas em diferentes contexto de jogo. 
Nesta primeira ação, os escalões de Iniciados e Juvenis convidaram os pais para um jogo amigável entre si, em que os pais além de integrar o jogo como atletas, desempenharam as funções de árbitro, treinador e dirigente, realizando e desempenhando tarefas diferenciadas. Os atletas ocuparam a posição de treinadores e tiveram de gerir equipas em contexto real de jogo. 
A criação de situações simuladas de acontecimentos reais, potencia uma maior aprendizagem e perceção de ações desenvolvidas pelos diferentes agentes. 
Os resultado desta primeira ação são positivos, tendo em conta a avaliação dos participantes e seus feedback. 
As simulações definidas foram todas realizada, a troca de funções dos agentes desportivos, as simulações de lesões graves de atletas, os comportamentos errados de atletas, dirigentes, treinadores e pais, os erros de arbitragem e a avaliação de desempenho individual.
A próxima ação será realizada por outros escalões de formação. Os participantes desta primeira ação irão planear e executar campanhas pela Ética e Fair Play. 


 

 






Sem comentários:

Enviar um comentário